Cozinhar com banha de porco é MUITO mais saudável que os óleos vegetais

353

Anteriormente a banha de porco era o ingrediente mais usado no preparo de pratos. O alimento, no entanto, ganhou fama de vilão por, supostamente, elevar os níveis de colesterol, aumentar os riscos de infarto e fazer mal ao coração.

Após vários estudos, assim como o ovo, a banha de porco deixou de ser considerada inimiga da saúde e é indicada por grande parte da comunidade médica e nutricionistas como uma opção saudável para ser utilizada na culinária.

Banha de porco é mais saudável que óleo de canola.

 

 

De acordo com Dr. Flávio Madruga, nutrólogo e especialista em medicina esportiva, os inúmeros benefícios da banha de porco fazem com que a gordura animal seja muito mais saudável do que os óleos vegetais refinados.

Assim como a manteiga, o azeite e o óleo de coco, a banha de porco é rica em óleos graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.

 

 

Benefícios da banha de porco para a saúde

Quanto mais se estuda sobre a gordura animal, mais se confirma que nossos avós é que estavam certos quando cozinhavam com a banha de porco. Ela é livre de gorduras trans e açúcares, possui baixo teor de sódio, é rica em vitaminas B, C, D, cálcio, além de minerais como fósforo e ferro.

 

O nutrólogo afirma que a banha de porco tem uma composição equilibrada entre gorduras saturadas (40%) e gordura monoinsaturada (45%) e ainda ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, elevando o nível de HDL (o chamado colesterol “bom”) e diminuindo o de LDL (o colesterol “ruim”).

 

Além disso, a banha de porco, se comparada aos óleos de girassol e canola, por exemplo, é mais barata. Por não possuir nem sabor e nem cheiro, a gordura pode ser utilizada em qualquer tipo de preparação sem alterar o gosto da comida.

 

 

RAZÕES PARA VOLTAR A USAR A BANHA DE PORCO

A banha é estável ao calor

Quando se determinar a estabilidade de uma gordura, é tudo química. As gorduras saturadas têm ligações simples entre todas as moléculas de carbono da cadeia do ácido graxo e são, portanto, mais estáveis ao calor.

A banha é saudável para o coração

 

A gordura animal é rica em gordura saturada, o que aumenta o colesterol HDL, que está associado com risco reduzido de doença cardíaca.

 

A banha tem sabor neutro

 

Algumas pessoas preferem cozinhar com o óleo de coco porque é uma gordura estável ao calor. No entanto, o óleo de coco confere um leve à moderado sabor de coco aos pratos. E embora eu aprecie o sabor, às vezes desejo uma opção com sabor neutro e é nessa hora que entra a banha.

 

A banha é barata

 

Quando se trata de gorduras de uma cozinha saudável, a banha suína é definitivamente a mais econômica. As minhas outras gorduras favoritas na cozinha: óleo de coco e manteiga, custam muito mais.

 

A banha é muito rica em vitamina D

 

A banha é a segunda maior fonte de vitamina D, depois do óleo de fígado de bacalhau. Uma colher de sopa de banha suína contém 1.000UI de vitamina D.

 

 

Uma dica importante para quem for usar a banha de porco, é usar a panceta fresca e faze-la em casa ao invés de compra-la no supermercado.

 

 

Fonte:VIX, Dieta Eterna.

 

Comentários